Fernando Tolentino é graduado em administração pública e jornalista. Cursou também as disciplinas necessárias para completar o mestrado em Comunicação.
Fernando Tolentino atua na política desde o movimento estudantil na Bahia, inclusive militando na organização de esquerda Ação Popular (AP).
Na área de administração, entre outras responsabilidades, foi diretor do Instituto de Urbanismo e Administração Municipal, na Bahia.
Em Brasília foi diretor Administrativo e Financeiro da Novacap, o primeiro diretor Legislativo da Câmara Legislativa e, durante 13 anos, diretor da Imprensa Nacional.
Foi professor na UDF (Administração) e CEUB (Comunicação).
Como jornalista, atuou no Correio Braziliense e nas sucursais de vários jornais brasileiros. Foi assessor de imprensa de vários órgãos e entidades, inclusive a OAB-DF.
Criou vários órgãos de imprensa, como A Cidade – Sua Tribuna, o Jornal de Verdade e o Ponta de Lança.
Sua atividade política é intensa. Foi um dos coordenadores da campanha das Diretas Já em Brasília e, especialmente por sua relevante participação na luta para que o povo do Distrito Federal tivesse o direito de votar, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília.
Fernando Tolentino foi candidato a deputado federal Constituinte na primeira eleição de Brasília (1986) e a deputado distrital em 1994. Integrou vários partidos políticos, inclusive como dirigente, e está no PT desde 1997.

